domingo, 7 de janeiro de 2007

Ampliação de habitação | Adão Ribeiro - Amarante #2



Em resposta à solicitada ampliação de uma habitação existente, propõe-se a alteração da sua tipologia com recurso a algumas acções que permitem a manutenção quase integral do volume existente.
No estado actual existe uma construção, na sua maioria em granito, disposta em dois volumes distintos, quer na forma, quer no que revelam quanto à ordem do seu surgimento.O primeiro, constituido por dois pisos acima da cota de soleira, é o responsável por ligar a cota da rua à cota do jardim a sul/poente, cerca de 3 metros acima. Corresponde à habitação propriamente dita, em que a garagem e a “loja” se situam no nivel inferior, e as restantes divisões no nível superior.O segundo surge de uma expansão da habitação para Norte a fim de aí situar as zonas sociais da habitação, Hall e salas, sendo notória a diferença de aparelho (e mesmo de cobertura) em relação ao primeiro volume.
A exiguidade dos compartimentos, e o deficiente comportamento térmico destes volumes conduzem a uma opção que pretende minimizar a questão térmica ao mesmo tempo que introduz espaços com as dimensões adequadas a um bom funcionamento e disposição.Assim, propõe-se a desmontagem da cobertura do primeiro volume, e a disposição dos novos compartimentos em redor deste, num volume com um único piso, originando um pátio no lugar da antiga habitação.Mantém-se o segundo volume, apenas lhe transformando os usos que alberga.O resultado da ampliação que se propõe mantém a cércea do edifício existente, com 2 pisos acima da cota de soleira e 0 pisos abaixo. No entanto, a existência de um poço, junto à fachada Nascente/Sul, obriga a prolongar o rés-do-chão em cave até albergar o poço, o qual será cortado para aí ficar contido.

Os espaços sociais da habitação comunicam entre si fisica e visualmente, tirando o maximo partido da relação com o jardim existente e a paisagem a Sul/Poente. Os quartos ficarão orientados a Sul/Poente, com fenestrações protegidas por portadas de correr, sendo acedidos a partir de corredor contíguo ao pátio.
O sistema construtivo utilizado parte da disposição de paredes portantes de betäo armado assentes sobre sapatas, associadas às paredes de granito existentes, permitindo a montagem de cobertura ajardinada sobre laje. As alvenarias exteriores serão duplas, de betão e tijolo vazado com caixa de ar, e as interiores de tijolo vazado de 11cm. A impermeabilizaçäo das paredes exteriores será obtida pela aplicaçäo de argamassa hidrofugada na face externa da alvenaria, sobre a qual será aplicado isolamento térmico com placas de poliestireno extrudido de 4cm. Nas paredes de granito em contacto com o interior da habitação será justaposto isolamento térmico em placas de 2cm de espessura sobre as quais será aplicada uma placagem em granito serrado obtido das paredes a desmontar.









Sem comentários: